sábado, 11 de abril de 2009

Concerto de Violino preferido - Resultados Finais : Os cinco primeiros

Chegou ao fim a votação do nosso Concerto para Violino preferido. Confesso que o resultado da votação foi para mim uma surpresa. Eu não ignoro o facto do concerto de Beethoven ser considerado o "standard" na avaliação de grandes violinistas nem tão pouco o facto de alguns especialistas o considerarem "o melhor" mas pensei que outros mais "mediáticos" pudessem senão vencer pelo menos estar mais perto em votos ...

Registamos 123 votantes a que corresponderam 228 votos ou seja uma média de 1,8 votos por pessoa o que regista uma certa modéstia dos nossos visitantes quanto a preferências violinisticas. Isso ou uma capacidade de escolha notável dado que eu por exemplo fui incapaz de escolher menos do que 5 ...

Bom vamos então aos resultados começando pelo Top 5 ... Desta vez proponho-vos uma gravação de referência

1º Beethoven Op. 61 em Ré Maior (1806) : 33 Votos. Informação sobre este concerto aqui. É difícil recomendar-vos apenas uma gravação deste concerto. Há dois interpretes de que gosto especialmente nesta peça: Perlman e Menuhin. Ambos gravaram várias vezes este concerto com vários maestros e orquestras, ao vivo e em estúdio. Qualquer gravação destes senhores é recomendável, pessoalmente prefiro esta : Menuhin e Furtwangler com a Philarmonia Orchestra.

2º Tchaikovski Op. 35 em Ré Maior (1878) : 25 Votos. Informação sobre este concerto aqui. Bem para este concerto pese embora o caracter "Ocidental" de Tchaikovsky para esta obra teriamos de escolher forçosamente um violinista Russo. Infelizmente este critério não chega para desempatar entre Heifetz e Oistrack e mesmo o menos conhecido Kogan. Não tendo o diabo à mão para desempatar proponho Oistrack neste DVD com a gravação de 1968 que é de certa forma uma referência (existem outras edições deste concerto apenas com o som).

3º Brahms Op. 77 em Ré Maior (1878) : 21 Votos. Informação sobre este concerto aqui. Aqui já que no Beethoven escolhi Menuhin vou propôr-vos Perlman. Não é por acaso (penso) que estes dois violinistas se dão especialmente bem com estes dois concertos ... Mas isto provavelmente Brahms não gostaria de ouvir :-) ... Se escolherem este CD ficam com o bonus de terem no mesmo suporte o primeiro e o terceiro classificado desta lista.

4º Bach BWV 1041 em Lá Menor : 20 Votos . Informação sobre este concerto aqui. Propomos esta gravação com Isaac Stern e English Chamber Orchestra.

5º Mendelssohn Op. 64 em Mi Menor (1844) : 18 Votos . Informação sobre este concerto aqui. Propomos esta gravação com Pinchas Zuckerman com a Filarmónica de Nova Iorque dirigida por Bernstein.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo êxito do concurso!

    :)))))))))

    ResponderEliminar
  2. Muito elucidativo este inquérito !
    Parabéns pelo excelente trabalho !


    A TODOS OS QUE APRECIAM A MÚSICA CLÁSSICA O CORO VOX MARIS DESEJA

    UMA PÁSCOA FELIZ !

    ResponderEliminar
  3. Foi bem divertido, Fernando, parabéns. Como já disse, aproveitei para conhecer peças que desconhecia.

    Venha lá o concerto de piano preferido :-)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon