quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Claudio Arrau, Beethoven e a Liberdade

Hoje o pianista chileno Claudio Arrau faria 105 anos. Se têm seguido o meu blog lembram-se certamente de algumas das suas interpretações por exemplo esta. Tinha preparado um post com uma pequena biografia de Arrau mas o nosso blog de referência Desnorte antecipou-se e certamente fê-lo melhor do que eu , por isso leiam aqui o resumo da vida de um homem que sempre batalhou pelos direitos humanos, pela liberdade contra a tirania, tal como Beethoven.

Talvez por isso Arrau foi um dos melhores interpretes de Beethoven. Tinha também planeado mostrar-vos uma sonata de Beethoven que encontrei no You Tube mas mais uma vez outro dos nossos sites de referência antecipou-se. Por isso vejam aqui o que o site do curso de piano do conservatório de Setúbal preparou para vós sobre Arrau (a propósito é a efeméride 101, pena que não seja a 105, era giro !)

Poderia ainda falar-vos das inúmeras glórias e sucessos que Arrau foi juntando ao longo da sua carreira. Prefiro no entanto terminar apenas com três videos de cerca de 36 minutos no total em que Claudio Arrau responde a uma série de perguntas sobre a sua vida e sobre a arte. Não sei que impressão vos causará a vós. O que vos posso dizer é que conhecia a voz do seu piano e esta emocionava-me. A voz dele a falar de arte transmite pelo tom calmo, pela forma de falar exactamente a mesma dimensão transcendental que apenas os grandes génios podem conseguir.
As perguntas nem sempre são as mais inteligentes, mas até aí Claudio Arrau se supera.

Entrevista a Claudio Arrau - Parte 1
Entrevista a Claudio Arrau - Parte 2
Entrevista a Claudio Arrau - Parte 3

2 comentários:

  1. Caro José Quintela

    Obrigado. Fui ver os seus três blogs e também ficarei leitor regular do Opera per Tutti ... Gostava de ter tempo para os outros também, mas não se vai dar :-) ... Vou tentar e pelo menos quando falar de musicais lá estarei com atenção.
    Abraços.
    Fernando

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon