sábado, 7 de março de 2009

Henri Vieuxtemps - Concerto nº 5 para violino

Continuando a dar-vos mais alguma informação sobre os concertos de violino de que ainda não haviamos falado neste blog e que estão na nossa lista de votação para o concerto de violino preferido deste blog hoje resolvi falar do 5º Concerto para Violino e Orquestra de Henri Vieuxtemps. Deste compositor tinha-vos falado aqui mas não muito do seu concerto nº5.

Este concerto dos sete que escreveu é sem dúvida o mais conhecido tendo sido composto em 1861 (algumas referências apontam as datas 1858-59). Tem uma estrutura razoavelmente clássica sendo composto por três andamentos:
  1. Allegro non troppo
  2. Adagio
  3. Allegro con fuoco
Apesar de ser muito exigente do ponto de vista técnico este concerto possui na verdade uma dimensão que transcende a simples demonstração de virtuosismo. É um concerto bastante curto para a dimensão considerada normal (uma execução normal tem 18 minutos aproximadamente) sendo que normalmente os três andamentos são tocados de forma continua.

Oiçam nestas três partes o excelente violinista Zuckerman numa interpretação bastante conseguida. Primeira parte, Segunda Parte, Terceira Parte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon