domingo, 8 de março de 2009

Concerto Nº1 para Violino de Schostakovich

Continuando a falar dos 20 concertos de violino que estão a votação hoje resolvo falar de Schostakivich e do seu concerto para violino nº1. Vamos votar, vamos votar ...

A propósito estão registados 18 votantes (como sabem é permitida a votação multipla) sendo neste momento o resultado o seguinte:

1º Brahms : 7 votos
2ºs Beethoven e Bruch: 5 votos
4ºs Mendelssohn e Bach: 4 votos
6ºs Tchaikovsky e Sibelius: 3 votos
8º Stravinsky : 2 votos
9ºs Paganini, Elgar, Schostakovich: 1 voto

Existem ainda 9 concertos sem votos ... :-(

A minha relação com Schostakovich por acaso está profundamente ligada a este concerto e ao concerto para violoncelo. Vejam eu pensava que não gostava de Schostakovich até ouvir este concerto na Gulbenkian ... foi uma revelação. Depois que por coincidência uns meses mais tarde em Viana do Castelo viria a ouvir o concerto para Violoncelo e ganhei mais um compositor ...

Este concerto para violino foi composto em 1948 porém na altura Schostakovich estava impedido de estrear obras pelo regime soviético pelo que este concerto apenas foi estreado em 1955. Contrariamente à tradição clássica é composto de quatro andamentos embora os dois ultimos seja tocados sem interrupção ligados por uma cadência numa tradição puramente germânica.

Do primeiro andamento disse Oistrakh a quem aliás o concerto foi dedicado que era a total supressão de sentimentos enquanto o segundo andamento era perfeitamente demoniaco. Outros como o critico Scharwtz acham que o primeiro andamento é "etéreo e contemplativo". Não falta também a cabalistica com a notação autobiográfica das notas DSCH representando o nome do compositor (aqui há que percebera notação germánica estamos a falar das notas Ré, Fá Bemol, Dó e S).

Este concerto é um daqueles que podemos ouvir muitas vezes interpretados por muitos grandes violinistas. Porém, embora guardando sempre a esperança de uma revelação, a interpretação de Oistrakh é a referência.

Por sorte temos no You Tube uma interpretação de Oistrakh que podem ver nestas cinco partes:

Primeira Parte
Segunda Parte
Terceira Parte
Quarta Parte
Quinta Parte

4 comentários:

  1. Veja isto e veja o que é mesmo amar a música, independentemente das condições...
    http://www.dailymotion.com/video/x7j7oh_le-seul-orchestre-symphonique-de-rd_music

    ResponderEliminar
  2. Uma pequena correcção: as notas que correspondem à sigla DSCH são: Ré - MI BEMOL - Dó e Si natural.

    ResponderEliminar
  3. certo Pianoman , como sempre a correcção necessária ... O meu comentário anterior foi eliminado apenas porque continha uma gralha ortográfica.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon