sábado, 14 de março de 2009

Camille Saint Saens - Concerto para Violino nº3

Da nossa lista de 20 concertos este também é um dos que está a precisar de um pouco de campanha eleitoral dado que recebeu apenas um voto até agora.

Este terceiro concerto foi dedicado a Pablo de Sarasate que foi o solista na estreia da obra a 2 de Janeiro de 1881 em Chatelêt (Paris). O trabalho foi composto durante o ano de 1880 e inscreve-se num ciclo de 20 em que foram produzidas a maior parte da obra de Saint Saens.

Este concerto tem uma forma clássica em três andamentos embora os seus tempos não sigam a forma canónica rápido-lento-rápido. Dos três concertos de Saint Saens este foi o que permaneceu no reportório de forma mais premente possivelmente porque é também aquele que é musicalmente mais expressivo transcendendo em muito a simples demonstração de virtuosismo técnico.

Esta interpretação que escolhi é de Silvia Marcovici (violinista romena nascida em Bucareste em 1952 e que se tivermos sorte veremos neste blog quando falarmos do concerto de Glazunov). Este concerto que teve lugar em 1985 era de homenagem a Yehudi Menuhin de quem já falamos por várias vezes neste blog.

1º Andamento (Allegro non troppo) : Oiçam aqui este andamento. Chamo a vossa atenção para uma parte mais lírica no minuto 3:00 ou então logo o inicio que são as partes de que mais gosto.
2º Andamento (Andantino quasi allegretto) : Oiçam aqui o segundo andamento.
3º Andamento (Molto moderato e maestoso): Oiçam aqui o terceiro andamento.

3 comentários:

  1. E eu que ando com pouco tempo... Balhamedeus! Tanto para ouvir...
    :))

    ResponderEliminar
  2. Ola Bom dia
    Há alguns dias ouvi na radio uma passagem de musica classica, il .-----enamorato? Achei mt bonito mas agora não consigo encontrar será que me pode ajudar. desde já obrigada
    Sandrina

    ResponderEliminar
  3. Sandrina: Boa pergunta ... vou tentar descobrir.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon