terça-feira, 7 de outubro de 2008

Brahms - Duplo Concerto para Violino, Violoncelo e Orquestra em Lá Menor (Op. 102)

Este concerto foi composto em 1887 tendo sido a ultima obra para orquestra de Brahms. Esta é mais uma obra que demonstra que Brahms não foi assim tão conservador como se pensa. Na verdade à época em que Brahms escreveu este concerto existiam muito poucos exemplos deste tipo de trabalho. Claro que existia o conceito de concerto Grosso do período barroco mas não obstante este é um conceito diferente, estilizado deste ultimo. Nos nossos dias chamaríamos a isso um "remix" :-) ... Estou a brincar claro. O facto é que este concerto é original na escolha dos dois instrumentos solistas.

A forma do concerto em si segue a estrutura normal de um concerto clássico. Três andamentos numa sequência Rápido-Lento-Rápido.

Pode ouvir o primeiro andamento em Lá menor (Allegro) aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte). Para este concerto propomos a Orquestra dirigida por Leonard Bernstein, Mischa Maisky (Violoncelo) e Gidon Kremer (violino).

O segundo andamento em Ré Maior (Andante) pode ouvir aqui e o Terceiro andamento (Vivace non troppo) que começa em Lá menor para terminar em Lá Maior pode ser ouvido aqui.

O concerto teve uma recepção pouco entusiástica quando foi estreado em Colónia a 18 de Outubro de 1887. Os dois solistas foram Joachim (violino) and Hausmann (violoncelo). A este ultimo Brahms tinha prometido uma obra a solo mas não tinha conseguido concluír o concerto prometido. Em relação ao primeiro esta obra serviu como reconciliação depois de ter sido acusado de ter ficado do lado da mulher no processo de divórcio o que tinha estragado durante anos a amizade entre os dois músicos. O concerto foi dirigido pelo próprio Brahms.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon