domingo, 14 de setembro de 2008

Violoncelo : Um som profundamente humano

Não vamos fazer neste post uma história detalhada do instrumento. Basta referir que este evoluiu a partir da "viola da braccio" (viola de braços se quisermos traduzir literalmente) que era na prática um violino maior com um braço maior com um som mais grave. Este instrumento era na prática um pouco maior que o actual violoncelo.

O seu formato e dimensão foram evoluindo ao longo do século XVI e XVII apenas se fixando por volta de meados do século XVIII.

Durante bastante tempo as obras para violoncelo solo ou como instrumento solista foram relativamente escassas dado que este era essencialmente tido como um instrumento de acompanhamento, isto não obstante os muitos concertos de Vivaldi e Bocherinni para este instrumento. Claro que havia as suites para violoncelo solo de Bach mas estas eram raramente tocadas. Aliás foram recuperadas por Casals no inicio do século XX, Casals que podemos ouvir aqui precisamente a interpretar estas peças verdadeiramente fantásticas (pode também ouvir a segunda parte aqui).

Do período clássico poderíamos destacar os dois concertos de Haydn de que escolhemos o segundo aqui interpretado e dirigido por Rostropovich e claro o triplo concerto de Beethoven para Violino, Violoncelo e Piano. Para o ouvir temos a dificuldade da escolha em dois trios fantásticos Itzhak Perlman, Yo-Yo Ma e Daniel Barenboim ou David Oistrakh, Mstislav Rostropovich, Sviatoslav Richter.

Do período romântico podemos reter o concerto para Violoncelo de Saint-Saëns aqui interpretado por Pierre Fournier, o Duplo Concerto para Violino e Violoncelo de Brahms de que escolhemos uma interpretação de
David Oistrakh and Mstislav Rostropovich.

Amanhã continuaremos com uma segunda parte com mais obras de referência para este instrumento. Leia aqui a segunda parte deste post.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon