quinta-feira, 15 de maio de 2008

Chopin - Estudos

Os estudos de Chopin estão divididos em três Opus. Considera-se geralmente que o primeiro conjunto de estudos (Op. 10) marca o fim da adolescência de Chopin.

Este primeiro conjunto de estudos publicado em 1833 é composto por 12 peças de que faz parte o famoso "Estudo Revolucionário" assim chamado porque foi escrito durante a tentativa de rebelião da Polónia para se libertar do domínio do Império Russo. Um estudo especialmente exigente para a mão esquerda, um estudo que reflecte a ira do compositor pelas notícias que acabara de receber dando conta do esmagar da revolução polaca em Varsóvia. Vejam aqui Sviatoslav Richter interpretando este estudo.

Se o primeiro conjunto de estudos marca o fim da adolescência de Chopin este segundo conjunto de estudos representa o culminar da sua vida adulta, a chegada a um ponto de síntese e de perfeição que as suas ultimas peças iriam revelar na sua máxima extensão.

Este conjunto de estudos também contêm algumas obras que continuam a ser tocadas hoje em dia não só como elementos pedagógicos mas como peças para recitais de piano solo. entre todos os que poderíamos escolher seleccionamos um dos mais melódicos para contrastar com o anterior e desta vez vamos ouvi-lo na voz do fantástico pianista Brasileiro Nelson Freire, aqui.

Chopin escreveu ainda um conjunto de três estudos que apenas foram publicados postumamente e que na verdade têm muito pouco de novo relativo ao dois anteriores conjuntos.

1 comentário:

  1. Se me permite discordar, os 3 estudos a que chama póstumos, penso que não o terão sido.

    Foram publicados em 1839 no Méthode des Méthodes de I. Moscheles, embora, seja verdade que não têm nenhum número de Opus atribuído.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon