domingo, 23 de dezembro de 2007

As Operas de Haydn

Antes de falarmos amanhã (e guardo isso para amanhã - véspera de Natal - por razões que irão entender certamente) sobre a obra vocal de Haydn gostava hoje de vos falar brevemente sobre as óperas de Haydn.

Não é certamente o tipo de obra pela qual Haydn é mais conhecido, porém não deixou de compôr várias óperas que saõ ainda hoje representadas, embora de forma bastante esporádica. Tão esporádica e tão desconhecidas que tenho dificuldade em escolher uma como exemplo.

Vejam por exemplo esta encenação que penso tem lugar na Suécia em 2001 (não está mencionado no video no You Tube mas está mencionado na biografia do regente da orquestra no seu site oficial www.miguelramos.com).



Ou ainda este outro exemplo que nos mostra que possivelmente deveriamos prestar um pouco mais de atenção às operas de Haydn ...

3 comentários:

  1. Fernando,

    percebi que você navega pelo blog de meu amigo João Luis Sampaio ( para falar de música..) e percebi, também, que você aprecia sobremodo Haydn; você conhece a belíssima "Missa Pastoril para a Noite de Natal" do nosso compositor mulato Pe. José Maurício Nunes Garcia? Ela é uma composição embebida do mais puro espírito clássico vienense, portanto haydniano.. a missa data de mil oitocentos e pouco e pertende a um enorme conjunto de obras compostas em decorr~encia da presença da corte do regente Dom João no Brasil ( Garcia era apreciadíssimo músico da corte...).

    nesses tempos de natal e de bicentenário da chegada da corte no Brasil vale a pena conferir...

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. Olá Renato,

    Obrigado pelos votos de Feliz Natal. Para si e para os seus desejo também um Santo Natal e que 2008 seja um ano verdadeiramente fantástico.
    Em relação a Haydn, sim gosto muito especialmente do seu trabalho para música de câmara. Vou conferir o compositor que me referiu e se conseguir ainda faço hoje, vespera de Natal um post sobre ele. Aliás fica já o desafio de me fazer mais sugestões como esta :-)

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon