quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Vivaldi : L´Estro Armonico

Como deverão ter reparado os nossos leitores mais atentos voltamos a falar de Vivaldi. A razão para ser sincero é que achamos que tinhamos deixado algumas coisas para dizer e para vos dar a ouvir.

Este concerto que se segue faz parte da colecção de doze concertos "L´Estro Armónico" (em italiano significa inspiração harmónica) que contribuiu em grande parte para o sucesso de António Vivaldi como compositor. É também um concerto que faz parte do curriculo de aprendizagem da maioria dos métodos de ensino de violino.

3 comentários:

  1. Excelente escolha, sem dúvida uma das minhas séries de concertos favorita ! O op.3 apresenta a originalidade de introduzir cinco concertos de solista entre os outros sete (concerto grosso)mostrando novas formas de conceber música instrumental. Lembro que J.S.Bach tanscreveu seis deles. Claro que para além de tudo isto, são lindíssimos

    ResponderEliminar
  2. Pois é, pois é. No texto biográfico do Vivaldi (lá mais para trás no blog) também salientei essas transcrições. Tenho de ver se encontro uma para que se possa comparar.
    Quanto aos concertos a solo efectivamente é como diz, o que é mais uma inovação que lhe temos de creditar.
    Li que Vivaldi terá reescrito alguns destes concertos para conseguir uma sequência de concertos para um, dois e quatro violinos que fizesse sentido como um todo, mas não consegui perceber o argumento que os especialistas utilizam para sustentar essa opinião. Cruel falta de formação músical da minha parte ...

    Confesso que este concerto em particular (sobretudo este andamento) já o ouvi centenas de vezes (e não estou a exagerar garanto) e continuo a achar belissimo.

    PS: Parabéns pelo post sobre ficção cientifica que tomei a liberdade de comentar ...

    ResponderEliminar
  3. Sou um grande fã de Vivaldi e do barroco no geral, a música é tao cheia e ao mesmo tempo tudo bate certo. Toco violino há 5 anos e já tive o prazer de apresentar este Opus 3 No. 8, do qual sou um enorme fã. O concerto é lindo e gosto particularmente do primeiro movimento, que me põe sempre a dançar. Aconselho também o Op. 3 No.3, é fantástico, ao típico estilo de Vivaldi.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon