domingo, 21 de outubro de 2007

Biografia de Jean-Pierre Rampal

Nasceu em Marselha a 7 de Janeiro 1922 tendo falecido a 20 de Maio de 2000. Jean-Pierre Rampal é um dos melhores flautistas de sempre sendo conhecido por ter trazido à Flauta o protagonismo como instrumento solista que tinha perdido desde o século XVIII.

Jean-Pierre Rampal é conhecido como o "Homem da Flauta de Ouro" por ser o dono da única flauta em Ouro manufacturada pelo célebre fabricante de Flautas Louis Lot. Rampal tocou com essa flauta até 1958 altura em que a substituiu por uma outra fabricada também em ouro por william S. Waynes. Rampal achava que o metal transmitia ao som uma qualidade diferente da prata.

Ainda durante a guerra Rampal é igualmente conhecido por ter participado numa emissão clandestina de rádio emitida em Paris nos inicios de 1944 em que interpretou obras proíbidas pelos Nazis por terem ligações judaicas ... Hindemith, Schoenberg e Milhaud. Rampal era também conhecido entre os seus colegas por estar sempre disponível para ajudar.

Voltando à musica propriamente dita Rampal é conhecido como referimos por ter trazido a flauta de volta a uma posição de destaque. Interpretou praticamente todo o reportório existente para o instrumento (veja aqui uma interpretação de Bach) tendo inclusivamente alargado o seu ambito quer através de peças escritas especialmente para ele (Rampal) de que se destaca sem dúvida a de Poulenc quer através de transcrições que ele próprio executava (por exemplo o concerto para Violino de Kachaturian).

5 comentários:

  1. Muito bom o seu blog, e não é a primeira vez que faço alguma pesquisa. Hoje estarei linkando o seu blog no meu, para a biografia do Jean-Pierre Rampal.
    abraços
    Walkyria

    ResponderEliminar
  2. http://walkyria-suleiman.blogspot.com/2009/02/jean-pierre-rampal-e-claude-bolling.html
    este é o link para me blog
    abraços
    Walkyria

    ResponderEliminar
  3. Olá Walkyria, obrigado pelas suas palavras. Assim que puder dou um pulo ao seu espaço também.

    ResponderEliminar
  4. ola, gostei muito do blog, mas ha um pequinissimo erro quanto a flauta que rampal usava era uma haynes e não waynes como esta no texto, houve uma troca do "H" pelo "W".

    ResponderEliminar
  5. @Anónimo: Obrigado pelas palavras e pela correcção.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon